Luciana Mello Rodrigues de Oliveira conhecida no mundo da música por Luciana Mello, nasceu em São Paulo, 22 de janeiro de 1979.
Começou a cantar aos seis anos e gravou ao lado do pai, Jair Rodrigues, a canção O Filho do Seu Menino, composta pelo gaitista e produtor Rildo Hora. No mesmo ano em 1985 com o nome de Lu Rodrigues, faz uma participação junto com Fofão e grava a Musica “Olha pro Céu” que saiu no LP “Disco do Fofão 2” (RGE). Aos sete anos de idade, Luciana passou a integrar a última formação do grupo musical infantil Turma do Balão Mágico. Em 1986, o Balão Mágico foi extinto.
Em 1989 Luciana fez novo dueto com o pai, cantando no disco um pout-pourri de Dois na Bossa, gravada por Jair e Elis Regina na década de 1960. No mesmo ano, montou uma banda com o irmão, Jair Oliveira. Em 1995, aos 16 anos, gravou seu primeiro disco solo, Luciana Rodrigues que contou com a participação de Emílio Santiago. Em 1999 Luciana iniciou sua trajetória na noite de São Paulo com o projeto Artistas Reunidos. Este projeto rendeu um CD registrado ao vivo pela Trama.
Em janeiro de 2010 Luciana Mello uniu-se a Jair Oliveira e juntos lançam o DVD/CD do projeto ‘O Samba Me Cantou’, gravado em fevereiro de 2009, Em 2017, seu álbum Na Luz do Samba foi indicado ao Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de Samba/Pagode. Luciana casou-se com o fotógrafo Ike Levy em 2008. Eles têm uma filha chamada Nina e um filho chamado Tony.
Luciana Mello tem a música brasileira correndo em suas veias e já se aventurou por muitos gêneros musicais, tem trabalho com samba, pop, soul e mais.
Comentários