DestaqueShow da AmizadeVida & Saúde
O verão se aproxima e os cuidados com a pele devem ser maiores
Vida & Saúde
Regular a temperatura e proteger o corpo de bactérias e vírus é a principal função da pele, o maior órgão do corpo humano. Porém, tanta responsabilidade também faz deste órgão alvo de certas doenças que irritam, obstruem e inflamam sua extensão.
As doenças que atingem a derme podem se revelar bastante perigosas. Isto porque, apesar de serem benignas, podem mascarar uma doença grave: o câncer de pele. Manchas escuras na pele, presentes em doenças como o melasma, pode esconder o desenvolvimento de manchas conhecidas como melanoma, que são lesões cancerígenas.
Levando em conta a importância da prevenção e a identificação de cada patologia que atinge este orgão, A Revista da Mulher, com ajuda da Dra. Ana Carolina de Oliveira Gomes, dermatologista do CECAM, separou as cinco principais doenças de pele:
As Principais doenças da pele:
Melasma
A doença é caracterizada por manchas escuras na pele, que aparecem no rosto, braços e colo, principalmente de mulheres entre os 20 e 50 anos. As manchas são benignas e não trazem riscos para a saúde.
Causas: não existe um único motivo que leva ao problema. Dentre os fatores que contribuem para o seu surgimento, além da exposição solar sem proteção, estão o uso de anticoncepcional e certos medicamentos, assim como fatores hormonais, predisposição genética e também alterações no organismo durante a gestação.
Tratamento: a principal forma de tratar a doença é se proteger do excesso de raios solares com uso protetor solar que seja, no mínimo, fator 30. Lembrando que o tratamento deve ser constante e contínuo. “Cremes clareadores à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, entre outras substâncias são indicados”, explica a dermatologista.
Fonte: www.revistadamulher.com.br
Comentários