DestaquePostagens RecentesShow da AmizadeVida & Saúde

Chocolate pode ajudar a reduzir risco de ataque cardíaco

Pessoas que consomem chocolate podem estar em menor risco de doenças cardíacas, sugere pesquisa realizada na Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha.

Os pesquisadores realizaram uma revisão em grande escala de estudos que relacionavam o consumo de chocolate e o risco cardiovascular para doenças como ataques cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC). Ao todo, o estudo envolveu dados de mais de 100.000 pessoas com e sem doença cardíaca existente.

Para cada estudo analisado, os pesquisadores compararam o grupo com o maior consumo de chocolate contra o grupo com menor consumo. Os resultados mostraram que o consumo de chocolate em maior escala acarretou em uma diminuição de 37% no risco de doenças cardiovasculares e de 29% no risco de AVC em comparação com os níveis menores de consumo do doce.

No entanto, não houve redução significativa foi encontrada em relação à insuficiência cardíaca. Além disso, os estudos não nao diferenciaram a relação entre chocolate escuro e ao leite, e incluiu o consumo de barras de chocolate, bebidas, biscoitos e sobremesas.

Os pesquisadores disseram que os resultados devem ser interpretados com cautela, particularmente porque o chocolate disponível no mercado é muito calórico – cerca de 500 calorias para cada 100 gramas – e comer muito poderia, por si só, levar a ganho de peso, risco de diabetes e, o que resultaria em doenças cardíacas.

Os resultados foram apresentados no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Paris.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar