DestaqueShow da AmizadeVida & Saúde

Com que idade as manchas começam a surgir nas mãos?

Em geral, essas manchas pequenas começam a aparecer em pessoas de pele clara por volta dos 40 anos, e em morenas a partir dos 50. Mas, segundo a Dra. Juliana Neiva (dermatologista), esta é apenas uma estimativa: “Tudo vai depender do efeito cumulativo do sol, do tipo de pele e da predisposição genética da pessoa”, afirmou.

Mas, isso não quer dizer que os jovens estão livres dos pontinhos amarronzados. “Podem até surgir em pacientes com pouca idade, especialmente aqueles que possuem mais sardas no corpo – normalmente em mulheres ruivas ou loiras -, porém, são mais comuns por volta dos 40 anos”, ressaltou.

Fique atenta: algumas manchas podem significar um risco à saúde da pele

Como a principal origem dessas manchas é a exposição solar, elas servem como um alerta: a pele provavelmente possui um dano cumulativo. “É preciso ficar atenta às modificações do padrão das marcas, que podem ser um risco para o câncer da pele”, disse.

Como prevenir e tratar as manchas nas mãos

Segundo a dermatologista, a melhor forma de prevenir as melanoses é através do uso frequente do filtro solar, sem esquecer de reaplicá-lo ao longo do dia. Outros cuidados necessários são o uso de dermocosméticos hidratantes, a fim de preservar a integridade da barreira cutânea, além de antioxidantes e antiglicantes, que evitam o processo de envelhecimento precoce da pele”.

Já as formas de tratamento: “Procedimentos com luz pulsada e laser são opções seguras para o clareamento das manchinhas”. Outra solução é usar produtos com ativos como o LHA, Phe-Resorcinol, nicotinamida e ácido ferúlico, que clareiam a pele e uniformizam as diferenças de tonalidade.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar