Cantor FavoritoDestaqueSintonia da Tarde

Conheça um pouco mais da história do seu artista preferido!

Oswaldo Viveiros Montenegro

Oswaldo Viveiros Montenegro nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de março de 1956, é um músico brasileiro. Além de cantor, compõe trilhas sonoras para peças teatrais, balés, cinema e televisão. Tem uma das parcerias mais sólidas da MPB ao lado de Madalena Salles, que o acompanha com suas flautas.

Nascido no bairro do Grajaú, Oswaldo é um caso excepcional de precocidade musical. Sem nunca ter estudado música regularmente, começou desde a tenra infância a ser influenciado por ela. Primeiro, na casa de seus pais no Rio de Janeiro: sua mãe e os pais dela tocavam piano, seu pai tocava violão e cantava.

A segunda influência foi mais forte. Aos oito anos, mudou-se, com os pais, para São João del-Rei, cidade mineira poética e boêmia, onde as serestas aconteciam todas as noites e as pessoas juntavam os amigos em casa para passar as noites tocando e cantando. Ao mesmo tempo, Oswaldo foi atraído para a música barroca das igrejas. Venceu um festival de música com apenas 13 anos, no Rio de Janeiro, onde voltou a morar.

A decisão de se tornar um músico profissional veio com a mudança para Brasília, em 1971 onde começou a ter contato com festivais e grupos de teatro e de dança estudantis. Fez seus primeiros shows e aos 17 anos a decisão de viver da música se tornou definitiva. Mudou-se novamente para o Rio, mas já havia adotado Brasília como a terra de seu coração e tema constante de sua obra. Também seus parceiros preferidos foram amigos que fez ali, como José Alexandre, Mongol e Madalena Salles, entre outros.

Oswaldo Montenegro morando no Rio mas com os olhos e o coração postos em Brasília, sua carreira deslancha. Teve música classificada no último Festival da Canção da Rede Globo, o primeiro de repercussão nacional de que participa (1972), escreve e encena seu primeiro musical (19741975), lança três discos em três anos (1975-8) e fica em 3° lugar no festival na TV Tupi com seu primeiro megassucesso, Bandolins (1979).

Em 1980, vence o Festival MPB 80 da Rede Globo de Televisão com a canção Agonia, do amigo de infância Mongol.

Em 1985, participa do Festival dos Festivais, também pela Rede Globo, com a música O Condor, com acompanhamento de um coro de 25 cantores negros. Não para de gravar discos.

Em 1989, participou do Globo de Ouro, novamente pela Rede Globo, onde é lançado o seu maior sucesso da carreira: “Lua e Flor”, que virou um dos temas da novela O Salvador da Pátria, da mesma emissora.

 Em 2007, lança o CD e DVD “A Partir de Agora”, gravando músicas inéditas com convidados como Alceu Valença, Zé Ramalho, Eduardo Costa, Diogo Guanabara e Mariana Rios. Em 2014 estreia em Natal (RN) sua turnê 3×4, além da gravação de um DVD na casa de Madalena Salles sob o título da turnê.

No dia 4 de janeiro de 2016 estreia “Nossas Histórias”: websérie em que Madalena Salles conta casos de sua parceria de mais de 40 anos com Oswaldo Montenegro.  Oswaldo Montenegro solidificou algumas parcerias de sucesso no decorrer da sua carreira, entre elas com Zé Ramalho, Roberto Menescal, Zé Alexandre, Milton Guedes, Eduardo Canto, Alceu Valença e outros.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar