DestaqueManhã do Ouvinte
SAÚDE EM FOCO
Neste dia mundial do doador de sangue o Saúde em Foco destaca os critérios para doar
O processo pelo qual as unidades da Fundação Hemominas recebem e avaliam os candidatos à doação de sangue para verificar quem se encontra ou não apto a doar, seguem critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de Acreditação.
Os candidatos passam por procedimentos como conscientização, cadastro, triagem clínica, triagem hematológica, e aqueles considerados aptos são encaminhados para a coleta do sangue. O sangue doado será fracionado e destinado a transfusões de pacientes em tratamento na própria Fundação e/ou de instituições de saúde públicas e/ou privadas.
Quem pode utilizar este serviço
Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue.
Quem estiver em boas condições gerais de saúde;
Quem mantém um estilo de vida saudável e não se expõe a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis.
Quem pesa acima de 50 kg;
Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Quem não pode doar?
Há várias situações que impedem a doação de sangue definitiva ou temporariamente. Entre elas, o peso, algumas doenças, medicamentos, gravidez, uso de drogas injetáveis, situações de risco acrescido para doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, ingestão de bebidas alcoólicas etc.
Comentários