Cantor FavoritoDestaqueSintonia da Tarde
Conheça um pouco mais da história do seu artista preferido!
Art Popular é um grupo musical brasileiro de pagode, criado na zona norte de São Paulo no fim da primeira metade da década de 1980. A mídia considerou o grupo como entre os dez melhores grupos de pagode.
Após tocar em bares e boates de São Paulo por 8 anos, o Art Popular lançou em 1993 o seu primeiro álbum Canto da Razão pela Kaskata’s, este álbum foi o mais vendido desta gravadora naquele ano, os grandes sucessos deste álbum foi as músicas “Canto da Razão” e “Utopia”. O produtor Jorge Hamilton devido ter gostado do trabalho do grupo, fez o grupo ir para a gravadora EMI.
O segundo CD, Nova Era, teve vários sucessos, como “Valeu Demais”, “Bom-Bocado” e “Iraê”, ganhando discos de ouro e platina.
A partir do quarto álbum, Sambapopbrasil (1998) que vendeu 800 mil discos, o grupo passou a apresentar algumas influências eletrônicas, como na canção “Requebrabum”, bem como da música sertaneja, presente na canção “Fricote”, com participação da dupla João Paulo & Daniel e do funk em Agamamou, cujo clipe teve coreografia de Nelson Triunfo. No ano 1998, fez vários shows nos Estados Unidos e resolveu gravar o clip da canção “Requebra Bum” em Milão na Itália, tendo a presença do atacante Ronaldo, que à época jogava na Inter de Milão.
O disco seguinte, o álbum Sambapopbrasil II, trouxe como convidados o grupo vocal norte-americano Take 6, o cantor Billy Paul, a bateria da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro e do Olodum, este álbum contém a música “Agamamou” de grande sucesso.
Lançado no ano 2000, o Acústico MTV teve participação de Jorge Ben Jor e do grupo Ebony Vox, além de ser o primeiro trabalho acústico de um grupo de pagode na história da MTV. No ano seguinte, em 2001, Leandro Lehart anuncia sua saída do grupo que, no mesmo ano, lança o seu disco auto-intitulado, com fortes influências do samba de raiz e gafieira.
Em 2002, com nova formação sem Leandro Lehart, o grupo lançou o álbum Planeta Pagode tendo a produção feita pelo próprio Lehart. Este álbum tem a música “Tá Doendo Demais Essa Saudade” (composição de Paulinho Rezende e Chico Roque), que fez sucesso e a música “Terra Louca” (composição do ex-vocalista do grupo). Já em 2003, Leandro Lehart voltou a integrar o grupo, que naquele ano lançou o álbum Ao Vivo Sem Abuso. Já em 2005, o grupo lança seu primeiro DVD, intitulado Ao Vivo Sem Abuso e Amigos, que contou com a participação de Salgadinho, Grupo Sensação, Turma do Pagode, entre outros. Após a turnê deste álbum, Lehart deixa novamente o grupo.
Novamente sem Lehart, o Art Popular gravou os discos Authentico (2006), O Canto da Razão – Ao Vivo (2008) e Tô na Boa (2009). O grupo voltaria a emplacar um sucesso em 2012, com a canção “Cupido Amigo“, interpretada por Pedrinho Black (no grupo desde 2008) e Ricardinho Lima, que entrou no ano anterior. Em 2013, o grupo lança Revolution, seu segundo DVD.
Após alguns meses afastado, o pandeirista Tcharlinho deixa o grupo no começo de 2015. Neste mesmo ano, o Art Popular lança um álbum de inéditas intitulado #Conectado, sendo este o décimo quinto disco do grupo.
Depois de 12 anos, Leandro Lehart anuncia sua volta ao Art Popular em entrevista ao programa Câmera Record. Lehart afirmou estar totalmente diferente, mais tolerante e mais paciente. Em 2017, o grupo ainda conta com os retornos de Márcio Art e Tcharlinho, reunindo assim sua formação original somada aos vocalistas Ricardinho Lima e Pedrinho Black para lançar seu novo álbum e turnê, intitulada Breakdown Partido Alto, que ganhou um novo álbum, em versão ao vivo, no ano seguinte.
Em 2018, o Art Popular sofre duas baixas: em fevereiro, Márcio Art deixa novamente o grupo para se reintegrar ao projeto “Amigos do Pagode 90” com os cantores Salgadinho e Chrigor. Em setembro, é a vez do cantor Pedrinho Black sair do Art Popular após 10 anos como vocalista para seguir carreira solo.
Em 2019 o grupo lança a inédita “Parabrisa”.
Comentários