DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Por que não beijar uma pessoa com herpes?

De acordo com Raquel Muarrek, infectologista, a herpes pode ser considerada uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível). No caso da infecção oral, ela é comumente transmissível enquanto houver vesícula ou lesões na região.

Entretanto, segundo a infectologista, mesmo quando a crosta não está totalmente visível na superfície da boca, o vírus ainda pode causar a contaminação em outras pessoas que entrarem em contato com o mesmo.

Apesar dos sintomas de herpes labial serem tratáveis, a médica alerta que a infecção primária pelo vírus pode ser extremamente grave, levando ao quadro de meningite e cavidade oral. Caso haja contato com a região íntima, a herpes genital pode, até mesmo, impedir que a micção aconteça pelo excesso de dor causado.

E não é só o beijo na boca que traz complicações. Se uma pessoa com herpes labial beijar um recém-nascido, por exemplo, o vírus pode atingir o nervo do bebê, o que provoca um quadro grave de saúde, considerando que seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar