DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Hemorroida externa: o que é, sintomas, causas e tratamento

As hemorroidas externas são caracterizadas pelo surgimento de dor anal, especialmente ao evacuar, e pela presença de coceira anal e pequenos nódulos que saem pelo ânus.

Na maioria dos casos, as hemorroidas externas desaparecem em apenas 2 dias com medidas simples como banhos de assento, uso de pomadas, e medidas como evitar ficar muito tempo de pé, e aumento do consumo de fibras e água, para amolecer as fezes. Porém, quando estas medidas não são suficientes, pode-se recomendar uma cirurgia para remover as hemorroidas definitivamente.

Como identificar

As hemorroidas externas são veias dilatadas que saem pelo ânus geralmente devido ao esforço intenso durante as evacuações, ou pela prisão de ventre crônica, que causam sintomas como:

Dor aguda na região anal que piora ao evacuar e ao sentar; Coceira no ânus devido a saída de muco e pequenas partículas de fezes; Palpação de um ou mais nódulos ou bolinhas no ânus; Pequeno sangramento após esforço para evacuar.

Na maior parte das vezes, as hemorroidas externas também sangram devido ao traumatismo da veia, durante a passagem das fezes ou ao limpar a região com o papel higiênico. Neste caso, o melhor a fazer é lavar a região sempre que se evacuar, com água e sabão, para diminuir os sintomas e assim atingir a melhora mais rapidamente. (www.tuasaude.com)

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar