O tratamento para hemorroidas externas normalmente é realizar um banho de assento morno, aliviando a dor local. Caso a ‘bolinha’ tenha saído pelo ânus, pode-se voltar a introduzir com o dedo limpo, para evitar maiores complicações. O banho de assento irá desinchar o local e anestesiar, facilitando o processo de introdução manual.
No entanto, outras medidas também são importantes e fazem parte do tratamento inicial, como evitar usar papel higiênico, preferindo lenços umedecidos ou lavar o local com água e sabonete. Evitar pegar pesos, evitar fazer muita força para evacuar, comer mais fibras, beber bastante água, fazer atividade física e evitar ficar muitas horas de pé ou sentado.
Nos casos mais graves, quando não é possível encontrar alívio dos sintomas com estas medidas, pode ser indicada a realização de cirurgia para remover definitivamente a hemorroida.
Principais causas
As hemorroidas estão relacionadas à: Sedentarismo; Inflamação da região anal; Obesidade; Prisão de ventre crônica; Trabalhar muitas horas de pé; Envelhecimento e relaxamento das fibras de sustentação do esfíncter anal; Gravidez; Consumo excessivo de bebidas alcoólicas; Alimentação pobre em fibras.
A doença hemorroidária afeta cerca de metade da população adulta, mas nem todos apresentam sintomas de forma prolongada. O mais comum é a pessoa apresentar sintomas da hemorroida uma ou duas vezes ao longo da vida, em momentos como a gravidez ou durante uma fase de alimentação diferenciada do seu habitual, por exemplo. No entanto, quando uma pessoa apresenta uma crise uma vez, tem maiores chances de desenvolver uma nova crise hemorroidaria depois.
É recomendada uma avaliação médica quando os sintomas da hemorroida se tornam presentes por mais de 48 horas e interferem nas tarefas do quotidiano. Quando não é possível encontrar alívio dos sintomas com uso de remédios, pomadas e mudanças nos hábitos de vida, em apenas 2 dias de tratamento, o clínico geral pode indicar uma consulta com um proctologista para avaliar a necessidade de uma cirurgia e assim alcançar a cura definitiva. (www.tuasaude.com)
Comentários