DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Você se sente triste e cansado em época de frio? Pode ser depressão sazonal; entenda

Nos dias frios, a vontade de ficar um pouco mais na cama, acompanhada da falta de energia para realizar as atividades cotidianas e uma tristeza sem motivo… Essas sensações podem não representar um comprometimento da saúde mental se aparecerem vez ou outra, mas, e se persistirem?

Caso se estendam por pelo menos duas semanas durante as estações mais frias, como outono e inverno, esses sintomas podem caracterizar um quadro de depressão sazonal, transtorno reconhecido pela psiquiatria que pode impactar diretamente a qualidade de vida das pessoas, segundo o neuropsiquiatra Marco Abud.

“É normal nos sentirmos menos animados, às vezes até mais tristes, querendo ficar mais isolados quando o inverno chega. Algumas pessoas são mais sensíveis que outras às alterações de clima, e para algumas a queda de humor pode vir junto com uma diminuição importante de energia, com aumento de horas de sono, com excesso de apetite e com dificuldades importantes de memória e de concentração”, explica o especialista.

A falta de energia é um dos primeiros sintomas da depressão sazonal, segundo o neuropsiquiatra Marco Abud, o que pode vir acompanhado de sono excessivo e aumento de apetite, principalmente com preferência por doces e outros carboidratos de alto valor calórico.

20“Normalmente as pessoas ficam mais sensíveis a críticas, dormem muito mais horas e, mesmo assim, se sentem sem energia física e começam a se sentir mentalmente lentas. Uma característica importante da depressão sazonal é que as pessoas podem ter dificuldade de recordar informações que acabaram de ser ditas a elas, às vezes elas têm até dificuldade para lembrar de palavras para se comunicar”, destaca o especialista.

O psicólogo Ricardo Milito ressalta que em casos mais graves, em que os sintomas se apresentam de forma mais acentuada, pode ocorrer um comprometimento da capacidade funcional do indivíduo. “Vai ter um impacto no trabalho, na escola, no convívio social e nas tarefas domésticas.”

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar