Destaque

Conheça um pouco mais da história do seu artista preferido!

Odair José

O cantor Odair José surgiu no cenário musical brasileiro na rica década de 70 como um furacão. Odair José, o cantor da pílula; o terror da empregadas, o Bob Dylan da Central do Brasil. Estes foram algumas das expressões criadas pelos jornalistas da época para tentar definir o então novo fenômeno. Contudo, nenhum dos epítetos criados pela imprensa – e foram tantos que alguns até se perderam no tempo -, consegue traduzir o que realmente significa Odair José. A melhor tradução é do próprio Odair: “um cantor, compositor e músico, mas, acima de tudo, um artista totalmente identificado com a cultura popular brasileira”.

De uma maneira ou outra, Odair José pode ser traduzido também como um dos maiores vendedores de discos do País nas últimas três décadas e meia. Compositor de melodias simples e letras diretas, com seu trabalho ele trouxe o cotidiano do povo para dentro da música brasileira, para os discos, as estações de rádio e televisão, contribuindo de maneira decisiva para uma significativa mudança comportamental na sociedade brasileira como um todo.

A maior característica de seu trabalho é retratar os conflitos e o amor em sua face mais real, ou seja, da paixão ao sexo, até então tabu, principalmente entre os compositores de maior apelo popular. Sobretudo aquele amor e sexo proibidos, dos prostíbulos, dos amantes escondidos em um quarto qualquer num dos cantos da cidade. O resultado disso foi uma enorme empatia com a massa e milhões de discos vendidos numa época em que as vendas ainda estavam restritas ao universo dos milhares.

Seu estilo objetivo, franco e a sua linguagem simples e direta, de fácil compreensão e assimilação criou um novo caminho na música brasileira e acabou influenciando uma geração de novos artistas que ainda hoje buscam inspiração em seu trabalho.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar