Os resultados do checkup de rotina permitem ao médico aconselhar a paciente sobre a adoção de medidas preventivas no seu dia a dia (como ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem, tomar certos cuidados com a saúde mental, dentre outras). Muitas pessoas apenas mudam seu estilo de vida após verem taxas que comprovem como estavam comprometendo sua saúde.
Sendo assim, em última instância, os exames periódicos são necessários para prevenir doenças. Afinal, eles permitem diagnosticar possíveis alterações precocemente, aumentando as chances de sucesso nos tratamentos.
Em mulheres, as patologias que mais causam problemas de saúde são, ao mesmo tempo, passíveis de serem prevenidas ou tratadas. São elas: doenças cardiovasculares, as quais podem ser diagnosticadas por meio de exames como colesterol total e frações, triglicérides e glicemia de jejum, além da medição da pressão arterial; câncer de mama, o qual pode ser rastreado pela ultrassonografia das mamas, pela mamografia e pela ressonância magnética das mamas (indicada para pacientes com menos de 40 anos de idade e alto risco para neoplasias mamárias); câncer de colo uterino, que pode ser detectado pelo Papanicolau, muitas vezes acompanhado de exames complementares, tais como a colposcopia e a biópsia do colo do útero; câncer de intestino, cólon e reto, rastreados no exame que identifica sangue oculto nas fezes ou na colonoscopia; osteoporose, doença que pode ser rastreada ou controlada pelo exame de densitometria óssea (da coluna e quadril).
Viu como o checkup feminino é fundamental para manter a saúde em dia? Então, por mais corrido que seja sua rotina, não deixe de fazer todos os exames pedidos pelo seu médico.
Comentários