DestaqueManhã do OuvinteSaúde

SAÚDE EM FOCO

Medidas preventivas contra gripe na creche

A aglomeração de crianças em creches facilita a transmissão da gripe (influenza). A melhor maneira de proteger as crianças da doença e complicações graves, é a vacinação anual, indicada a criança a partir dos seis meses. Em creches devem ser adotadas as medidas gerais de prevenção e etiqueta respiratória, também realizar a constante higienização dos brinquedos com água e sabão. Deve-se utilizar lenço descartável para limpeza das secreções nasais e orais das crianças.

Neste ambiente também deve ser observar se há crianças com tosse, febre e dor de garganta, caso observe-se um aumento no número de crianças doentes com sintomas respiratórios ou com absenteísmo pela mesma causa, os responsáveis pelo estabelecimento devem informar ao serviço local de saúde.

O contato da criança doente com as outras deve ser evitado. Recomenda-se que a criança fique em casa, a fim de evitar transmissão da doença – por pelo menos 24 horas após o desaparecimento da febre, sem utilização de medicamento antitérmico.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar