Cantor FavoritoDestaqueSintonia da Tarde

CONHEÇA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!

Raul Seixas.

Raul Seixas nasceu em Salvador  no dia 28 de junho de 1945 e faleceu em São Paulo no dia 21 de agosto de 1989. Foi um cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de “Pai do Rock Nacional” e “Maluco Beleza”.

A obra musical de Raul Seixas é composta por 17 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como “Let me Sing, Let me Sing“. Raul Seixas fundiu o tal rock’n roll com todas as variações rítmicas brasileiras, do xote ao baião, ajudando a criar a cara do rock nacional.

O álbum de estreia, Raulzito e os Panteras (1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Raulzito e os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-ha, Bandolo! (1973), como “Ouro de Tolo“, “Mosca na Sopa“, “Metamorfose Ambulante”.

Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de “contestador e místico”, e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada em Gita (1974), influenciado por figuras como o ocultista britânico Aleister Crowley.

A história de Raulzito foi construída por 21 Lps, dezenas de compactos, contratos em todas as maiores gravadoras do país, um livro, “As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor”, cinco mulheres, três filhas, muitos problemas pessoais e, finalmente, o alcoolismo que lhe rendeu uma pancreatite aguda levando-o a morte em 21 de agosto de 1989.

Suas ideias continuam na mente, suas músicas continuam a ser cantadas… ninguém tão mágico, místico, louco, sincero podia ser meramente esquecido. Se alguns, mesmo assim, ainda quiserem esquecê-lo, casas culturais, praças, ruas e viadutos o farão lembrar dessa figura e homem que foi Raul Seixas.

 

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar