Cantor FavoritoDestaqueSintonia da Tarde

CONHEÇA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!

Flávio Venturini

O cantor, tecladista, pianista e compositor Flávio Venturini  nasceu em Belo Horizonte no dia 23 de3 julho de 1949. Flávio Venturini descobriu a música aos 3 anos de idade. Aos 15 anos começou sua formação musical. Acordeon foi o seu primeiro instrumento. Logo depois ganhou de seu pai um piano, e assim começou seus estudos, com grande percepção musical.

Destaque especial  para o período de 1970, quando iniciou o movimento Clube da Esquina, que também revelou vários cantores da Música Popular Brasileiro entre ele, Milton Nascimento, Lô Borges e outros. Participou do grupo musical O Terço, entre 1974 e 1976, antes de criar em 1979 o grupo 14 Bis, pelo qual fez sucesso entre 1980 e 1989, quando saiu do grupo para seguir carreira solo, também com grande sucesso.

Entre seus principais sucessos, como compositor ou intérprete, estão “Todo Azul do Mar”, “Linda Juventude”, “Planeta Sonho”, “Nascente”, “Nuvens”, “Espanhola” (parceria com Guarabyra, da dupla Sá e Guarabyra), que é sua música mais conhecida e foi um grande sucesso entre 1986 e 1987; e “Mais Uma Vez” (parceria com Renato Russo, líder da Banda Legião Urbana, que foi gravada originalmente pelo 14 Bis em 1987 e ganharia uma nova versão em 2003, apenas com a voz de Renato. Da carreira-solo, destacam-se, entre outras músicas, “Princesa”, e “Céu de Santo Amaro”, “Besame” e “noites com sol”.

Ao completar 73 anos de vida, recém-festejados em 23 de julho, o artista revisita esse cancioneiro na atmosfera clássica do álbum Paraíso. Disco de moldura sinfônica Paraíso junta Venturini com o contrabaixista Neto Belloto, mentor do Grupo DoContra, calcado nos toques de seis contrabaixos. A obra de Flávio Venturini leva ao paraíso ouvintes que prezam o valor de uma boa melodia.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar