Cantor FavoritoDestaqueSintonia da Tarde

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!

Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga do Nascimento, ou simplesmente Luiz Gonzaga, foi um cantor, compositor e músico brasileiro. Por ter sido responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, ficou conhecido como o Rei do Baião. Ele cantava acompanhado da sua inseparável sanfona e levou o baião, o xaxado, o xote e o forró para todo o País.

Gonzagão também foi considerado uma das figuras representantes mais importantes e completas da música popular brasileira. Ao longo da história de Luiz Gonzaga, suas composições tinham como marca exaltar o sertão nordestino, mas também mostrar a realidade da pobreza, as tristezas e as injustiças que o povo da região enfrentava.

Luiz Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na Fazendo Caiçara, em Exu, sertão de Pernambuco. Nessa data, o Brasil ainda tem mais um motivo para comemorar. Além de celebrar a história de Luiz Gonzaga e a trajetória incrível que o Rei do Baião teve, no dia 13 de dezembro é comemorado o dia nacional do forró. Participou de um programa de calouros da rádio tocando Vira e Mexe, ele ganhou nota 5 e o prêmio de primeiro lugar. A partir daí, a história de Luiz Gonzaga ganha um novo capítulo e sua carreira começa oficialmente em 1945.

Nesse ano, Luiz Gonzaga entrou no estúdio da RCA para gravar Dança Mariquinha, ao lado de Saulo Augusto Silveira Oliveira. Ele se saiu tão bem que foi convidado pelo diretor artístico da gravadora para gravar um disco. Ao longo da história de Luiz Gonzaga, ele lançou músicas com versos simples e marcantes, impregnando as expressões e o sotaque nordestino em suas canções.

Além da canção Asa Branca, que citamos no início, ao longo da história de Luiz Gonzaga, ele escreveu e emplacou muitos outros sucessos na música, como: “Olha pro Céu”; “O Xote das Meninas”, “Qui nem Jiló”; “Baião” “Asa Branca”; “Ave Maria Sertaneja”; “A Vida do Viajante”; “Luar do Sertão” e muitos outros.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar