DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSaúde

SAÚDE EM FOCO

Campanha Novembro Azul e o câncer de próstata

Anualmente, a campanha Novembro Azul reforça a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata. Esse é o tipo mais comum de câncer entre o sexo masculino e, segundo o Ministério da Saúde, é responsável por 28,6% das mortes entre homens.

A ação de conscientização intitulada como Novembro Azul contribui para um maior engajamento dos homens sobre a importância da prevenção da doença, assim como as altas chances de tratamento e recuperação, quando o diagnóstico é realizado precocemente.

Vamos trazer nesses dias algumas dicas importantes sobre mudanças no estilo de vida que impactam diretamente na prevenção do câncer de próstata.

Importância

A campanha Novembro Azul tem grande relevância na conscientização da população para o combate ao câncer de próstata, assim como a importância de realizar exames regularmente e ter um diagnóstico precoce.

Um estudo recente conduzido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca se consultaram com um especialista, um dado alarmante diante do crescente número de diagnósticos de câncer de próstata. Por motivos como esses, a campanha Novembro Azul é fundamental para a saúde dos homens.

O câncer de próstata apresenta alguns fatores de risco que contribuem para o seu desenvolvimento. Entre eles estão a idade, histórico familiar, hábitos nocivos, como tabagismo, e dieta rica em carne vermelha e baixa no consumo de frutas, verduras, cálcio e fibras.

Por isso, a mudança de hábitos é uma das formas de prevenir o surgimento desse tipo de câncer, sempre associada aos exames periódicos.

Dessa forma, com pequenas ações diárias, como as que veremos a seguir, é possível aumentar a qualidade de vida, mantendo o câncer de próstata e também doenças crônicas longe o seu organismo.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar