DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSaúde

SAÚDE EM FOCO

Ferro sérico baixo

A diminuição da quantidade de ferro sérico pode ser percebida por meio do aparecimento de alguns sintomas, como cansaço excessivo, dificuldade de concentração, pele pálida, queda de cabelos, falta de apetite, fraqueza muscular e tonturas, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas.

As principais causas de ferro sérico baixo são:

Diminuição da quantidade de ferro consumido diariamente; Fluxo menstrual intenso; Hemorragias gastrointestinais; Alteração no processo de absorção de ferro pelo organismo; Infecções crônicas; Neoplasias; Gravidez.

A principal consequência do ferro sérico baixo é a anemia ferropriva, que acontece devido à diminuição da falta de ferro no corpo, o que diminui a quantidade de hemoglobina e hemácias. Esse tipo de anemia pode acontecer tanto devido à diminuição da quantidade de ferro consumido diariamente, como também devido a alterações gastrointestinais que tornam a absorção do ferro mais difícil.

O que fazer

Caso o médico verifique que existe uma diminuição de ferro no sangue e o resultado de outros exames também encontra-se alterado, pode ser recomendado o aumento do consumo de alimentos ricos em ferro, como carnes e vegetais. Além disso, dependendo da quantidade de ferro e do resultado dos outros exames solicitados, pode ser necessária a suplementação de ferro, que deve ser feita conforme a orientação do médico para que não exista sobrecarga.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar