Cantor FavoritoDestaqueInformaçãoSintonia da Tarde

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!

Cazuza

Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, nasceu em 4 de abril de 1958 na cidade do Rio de Janeiro. Ganhou esse apelido antes mesmo de nascer. Isso porque na família de sua mãe só havia mulheres. Assim, quando Lucinha ficou grávida, achavam que viria outra mulher. Mas o pai dele dizia que seria um cazuza, que significa moleque no nordeste.

Assim, ele mesmo não atendia quando o chamavam de Agenor, e só foi fazer as pazes com seu nome de registro quando descobriu que seu ídolo Cartola tinha o mesmo nome.

Foi no teatro que ele cantou pela primeira vez em público, apresentando a música Odara, de Caetano Veloso, em uma peça que parodiava A Noviça Rebelde.

Assim, quando uma banda de rock de garagem se formou no bairro do Rio Comprido e convidou Leo Jaime para ser vocalista, o cantor não aceitou, mas indicou Cazuza em seu lugar. A banda se tornaria o Barão Vermelho.

A primeira formação do Barão Vermelho contava com Cazuza nos vocais, Frejat na guitarra, Dé Palmeira no baixo, Maurício Barros nos teclados e Guto Goffi na bateria. A banda fez sua estreia para o público em 1992. O álbum de estreia, Barão Vermelho, empolgou a crítica, mas nem tanto o público. O sucesso mesmo veio com Barão Vermelho 2, depois de Ney Matogrosso gravar uma versão de Pro Dia Nascer Feliz.

A banda acabou ficando nacionalmente conhecida com Bete Balanço, música composta para o filme homônimo e lançada em 1984, mesmo ano do lançamento do disco Maior Abandonado, último com a participação de Cazuza. Foi também em 1985 que Cazuza decidiu deixar o Barão Vermelho e seguir em carreira solo. Ele lançou Exagerado, um álbum de rock que traz algumas de suas músicas mais famosas, como a faixa-título e Codinome Beija-Flor.

Já ciente de ter contraído AIDS, em 1987 o músico lançou Só Se For a Dois, um álbum com canções mais românticas, que teve como carro-chefe a canção O Nosso Amor A Gente Inventa.

Em março de 1990, Cazuza sofreu um choque séptico causado pela AIDS. Ele faleceu aos 32 anos, no dia 7 de julho.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar