São indicados os seguintes tratamentos para fimose:
Pomadas à base de corticóides, que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitando que a pele deslize sobre a glande.
Exercício de retração da fimose para meninos com mais de 5 anos. É um exercício para retração da pele do prepúcio sem forçar demais ou causar dor. Esse exercício deve ir soltando a pele pouco a pouco.
CIRURGIA
Cirurgia, indicada quando as outras formas de tratamento não surtem efeito. A cirurgia pode ser feita removendo completamente a camada de pele que recobre a glande do prepúcio ou realizando apenas um ou vários pequenos cortes na pele, que sejam suficientes para permitir que a pele impessa a retirada da glande.
Além da retirada dessa pele, o médico pode ainda realizar um corte que liberta o freio curto do pênis.
Um dos tratamentos cirúrgicos da fimose é a postectomia ou a posteoplastia. Ambas as intervenções são realizadas de forma simples e apresentam poucas chances de complicações.
A cirurgia é indicada apenas em casos específicos, uma vez que o procedimento não é indicado para todos os casos.
Em pacientes adultos, a cirurgia pode ser realizada com anestesia local por meio do bloqueio peniano e, em crianças, o procedimento é melhor realizado sob anestesia geral. A cirurgia deve ser feita normalmente, antes da adolescência, porque a fimose pode interferir na qualidade da atividade sexual e, excepcionalmente, pode comprometer a fertilidade, dificultando a saída de sêmen.
Se a família optar pela circuncisão por motivos culturais ou religiosos, esta deve ser realizada preferencialmente no período neonatal. A cirurgia para fimose não pode ser realizada em situações como dificuldade na coagulação sanguínea, infecção local ou em caso de anormalidades no pênis, como hipospadia ou pênis embutido, porque nestes casos pode ser preciso aproveitar a pele do prepúcio para reconstrução de outros tecidos da região genital.
Comentários