DestaqueInformação

Detran deve deixar a Polícia Civil e fazer parte da Secretaria de Planejamento de Minas

O Governo do Estado divulgou alguns detalhes da reforma administrativa enviada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (9).

Um dos pontos que mais chamou a atenção foi a retirada do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG) de dentro da estrutura da Polícia Civil. O órgão deve passar a ser comandado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e ser transformado na  Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito.

De acordo com o governo, a coordenadoria tem status de subsecretaria e absorve todas as funções do atual Detran. Dessa forma, a Seplag-MG será responsável por registrar e licenciar veículos, planejar, dirigir, normatizar, coordenar, controlar, fiscalizar, supervisionar e executar as demais atividades e serviços relativos ao trânsito e à formação de condutores.

A medida prevê ainda a liberação dos policiais civis, que hoje estão em tarefas administrativas, para atuarem em investigações e demais funções da PC. “O grande propósito dessa mudança é tornar muito mais eficientes os serviços prestados pelo Detran, esse é o objetivo que vamos perseguir. O Detran se encaixa nessa situação”, afirmou o governador de Minas, Romeu Zema (Novo).

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, que passa a ser a responsável pelo setor, disse que o serviço poderá ser aperfeiçoado na Seplag, que já tem uma ampla experiência no atendimento ao público.

“Temos como melhorar muito a prestação do serviço e o funcionamento do Detran, estabelecendo critérios claros, promovendo mudanças internas e utilizando a expertise da Seplag na modernização dos serviços para promover esses ajustes”, comentou Luísa.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar