DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO – VAMOS DESTACAR O TEMA OSTEOPOROSE

OSTEOPOROSE: PREVENÇÃO E EXAMES REGULARES PODEM EVITAR ENFRAQUECIMENTOS DOS OSSOS, DORES E FRATURAS

O osso é um tecido vivo que está em constante regeneração e substituição. A osteoporose ocorre quando a renovação do osso não acompanha o ritmo da perda óssea.

A partir deste processo, ocorre o enfraquecimento dos ossos, que se tornam tão quebradiços que uma queda ou mesmo tensões leves, como curvar-se ou tossir, podem causar uma fratura. As fraturas relacionadas à osteoporose ocorrem mais comumente no quadril, punho ou coluna vertebral.

Segundo o Dr. Daniel Lerario, médico endocrinologista, mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina, a osteoporose pode afetar homens e mulheres de todas as raças.

“Mulheres brancas e asiáticas, especialmente aquelas que já passaram da menopausa, são as que correm mais risco. Manter uma dieta saudável e realizar exercícios que envolvem levantamento de peso são medidas que podem ajudar a prevenir a perda óssea e fortalecer os ossos”, orienta o especialista.

Sintomas

Em geral, o início do processo de perda óssea não causa sintomas. No entanto, uma vez que os ossos já estão enfraquecidos pela osteoporose, podem ocorrer sinais e sintomas como:

  • Dores nas costas, causadas por uma vértebra fraturada ou colapsada
  • Perda de estatura ao longo do tempo
  • Postura curvada
  • Ossos que quebram mais facilmente do que o esperado

Causas

Os ossos estão em constante estado de renovação. Quando jovem, o organismo produz osso mais rapidamente do que a perda óssea, promovendo ganho de massa óssea. Depois dos 20 anos de idade, esse processo passa a diminuir.

O Dr. Daniel alerta que a maioria das pessoas atinge o pico de massa óssea aos 30 anos. “À medida que as pessoas envelhecem, a perda de massa óssea é maior que o ganho”.

No entanto, o especialista explica que a probabilidade de desenvolver osteoporose também está relacionada à quantidade de massa óssea adquirida na juventude.

“Quanto maior for o pico de massa óssea, mais osso você terá “em estoque” e menor será a probabilidade de desenvolver osteoporose ao longo da vida”.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar