DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

Dicas de alimentação saudável para idosos

As recomendações alimentares para idosos são muito próximas das recomendações para adultos mais jovens. Entretanto, indica-se maior ingestão de carnes, leite e derivados, leguminosas e castanhas para quem tem mais de 60 anos, uma vez que esses alimentos contêm maior quantidade de proteína – nutriente mais dificilmente digerido e absorvido em idosos.

Além disso, a ingestão das hortaliças e frutas é muito importante, já que até 60% dos idosos podem apresentar deficiência de alguma vitamina encontrada nesses alimentos.

Vitaminas e minerais importantes para idosos

Com a chegada da velhice, nosso corpo começa a processar os nutrientes de forma diferente. Essa característica, combinada às doenças específicas nessa fase da vida, faz com que seja necessária a ingestão de alguns minerais e vitaminas.

Água – A diminuição da sensação de sede pode levar à desidratação. Por isso, recomenda-se a ingestão de água mesmo quando a pessoa não está sentindo sede. É importante verificar se há um bom volume de urina e se ela está clara. Outra dica é checar se a língua está úmida e a saliva fluida.

Vitamina B – Depois dos 50 anos, o estômago produz menos ácido gástrico, o que faz a absorção da vitamina B12 mais complexa. Essa vitamina ajuda na saúde do sangue e do sistema nervoso. Ela está presente na proteína, mas, caso não seja suficiente, recomenda-se a complementação de B12 em alimentos fortificados e suplementos vitamínicos.

Vitamina D – Com a idade, nossa pele vai ficando menos eficiente na sintetização de vitamina D. Por isso, é muito importante consultar seu médico sobre a necessidade de suplementar sua dieta com essa vitamina.

A alimentação do idoso deve ser equilibrada e variada. Em um prato saudável, não pode faltar:

Carboidratos – Arroz (integral, 7 cereais, vermelho, negro, branco), batata (inglesa, doce), mandioquinha, mandioca, milho, macarrão (branco, integral).

Proteínas – Carne magra, frango, peixe, ovos (omelete, cozidos, mexidos); leguminosas (feijão, ervilha, lentilha).

Gorduras – Óleo para preparar os alimentos, azeite para a salada.

Vitaminas, minerais e fibras – Hortaliças cruas e cozidas, frutas.

 

 

 

 

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar