Cantor FavoritoDestaqueInformaçãoSintonia da Tarde
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!
Walter Franco
Se não tivesse falecido em 2019 – aos 74 anos, por conta de um acidente vascular cerebral – o cantor e compositor paulistano Walter Franco estaria com 78 anos atualmente. Nascido em São Paulo, no ano de 1945, em uma família que valorizava bastante a arte, Walter Franco desde pequeno já apresentava muito interesse pelo universo artístico, envolvendo-se com música e poesia.
Na música, Walter começou participando de festivais de MPB em 1968, quando inscreveu a canção Não se Queima um Sonho no 1° Festival Universitário da TV Tupi, defendida por Geraldo Vandré. Na segunda edição do festival, conquistou o terceiro lugar com Sol de Vidro. Em 1972, no 7° Festival Internacional da Canção, organizado pela TV Globo, conquistou o prêmio especial com a composição Cabeça, uma de suas músicas mais famosas e que, depois, foi traduzida para o inglês por Augusto de Campos.
Em 1973, lançou seu primeiro disco – Ou Não – com participação do maestro Rogério Duprat, grande nome do tropicalismo, e com uma linguagem musical fortemente influenciada pela poesia concreta. Conquistou a terceira posição no Festival Abertura, também da Rede Globo, com os arranjos do maestro Júlio Medaglia e também lançou o seu mais aclamado álbum, Revolver, em que equilibrava suas ideias mais arrojadas e uma sonoridade pop e rock, bastante influenciada pelos Beatles.
Comentários