DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

A importância de deixar o sedentarismo

Cardiologista do Hospital Semper, o médico Fabio Bordin esclarece que o sedentarismo é apenas um dos vários fatores que podem causar um quadro de obesidade, por isso aproveita a data para defender a importância do poder público estimular, cada vez mais, a prática regular de atividades físicas entre a população, não só através de campanhas verbais e visuais, mas também com ações ativas nos centros de saúde.

“Estamos falando de uma forma de prevenção de diversas comorbidades e doenças, totalmente gratuita, cuja implementação é barata e eficaz. Isso sem falar que reduz custos com saúde no futuro de forma importante”, diz. Bordin pontua que os 150 minutos semanais, que devem ser dedicados à prática da atividade física – e preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – são o mínimo para que o indivíduo deixe de ser sedentário. “Vale lembrar que esse tempo pode ser fracionado – 30 minutos por dia, durante cinco vezes por semana”, complementa.

Ainda de acordo com o especialista, subir escadas, fazer tarefas domésticas e até o chamado lazer ativo, como nadar, caminhadas, são alguns exemplos que podem ser inseridos no dia a dia. “Além de prevenir e servir de alicerce fundamental no tratamento da obesidade, a atividade física tem outros múltiplos benefícios, tanto físicos quanto mentais. Do ponto de vista cardiovascular, além de promover consciência corporal, melhora o metabolismo, o aspecto nutricional e o quadro circulatório. Também reduz a pressão arterial, glicose e o colesterol ruim (LDL). Isso sem falar que diminui o risco de infarto e, o mais importante, a mortalidade por doenças do coração”, enumera, acrescentando que não há limite de idade para se exercitar, apenas uma adaptação aos exercícios, compatíveis a cada faixa etária. “Já no aspecto mental, a atividade física é um antidepressivo natural, pois libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.”

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar