DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

O que é Doação de sangue?

A doação de sangue é uma forma de salvar vidas de um jeito fácil, rápido, seguro e solidário. Para doar sangue, uma pessoa voluntariamente vai a um centro especializado e disponibiliza seu sangue para ser usado em transfusões ou outras situações clínicas. Para a doação, é retirada uma quantidade baixa de sangue, aproximadamente 450 mililitros (o que equivale a um décimo da quantidade total de sangue no corpo).

Mesmo essa pequena quantidade é capaz de salvar vidas de pessoas que se submetem a intervenções médicas de médio e grande porte e necessitam de transfusões de sangue, como transplantes, cirurgias extensas e tratamento oncológico. Para se ter ideia, uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Doação de sangue no Brasil

No Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue, segundo dados do Ministério da Saúde – um índice baixo, uma vez que a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) considera que a porcentagem ideal deva ser de 2% da população. Em países da Europa, essa taxa chega a 5%. Para se ter uma ideia, em 2021, o número de bolsas de sangue coletadas foi de um pouco mais de 3 milhões. De janeiro até março de 2022, foram coletadas aproximadamente 732 mil bolsas.

Desta forma, o Ministério da Saúde tem investido em diversas ações para aumentar as taxas de doação. No dia 14 de junho, é celebrado o “Dia Mundial do Doador de Sangue” e, juntamente com a data, diversos hospitais e órgãos de saúde lançam a campanha de doação de sangue, chamada Junho Vermelho, para incentivar o ato solidário.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar