Os sintomas de rinite e sinusite podem fazer com que ambas as condições pareçam uma coisa só, mas não são. A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz e pode ter várias causas. Já a sinusite é a inflamação da mucosa que reveste os seios da face.
“Um resfriado, por exemplo, não deixa de ser uma rinite, do tipo infecciosa. Mas, normalmente, quando as pessoas falam em rinite estão se referindo a queixas mais duradouras (ou pelo menos recorrentes) causadas, por exemplo, pela rinite alérgica”, explica o otorrinolaringologista Krishnamurti Junior.
Já na sinusite, a mucosa que reveste internamente os seios da face produz muco, exatamente como a mucosa do nariz. “Se por acaso esses orifícios ficam obstruídos, seja por secreção, pelo inchaço da própria mucosa ou por outra causa, o seio da face pode tornar-se uma cavidade sem comunicação com o nariz, totalmente selada, também sem aeração”, pontua o médico.
Os sintomas da rinite mais frequentes incluem coriza de secreção clara, espirros, coceira no nariz e nos olhos e nariz entupido. A rinite pode ser causada pela exposição a micro-organismos ou a alérgenos que ficam dispersos no ar e que penetram no epitélio respiratório. Em alguns casos, também é possível notar a coceira nos olhos, no conduto auditivo externo, no céu da boca e na garganta, além do sangramento nasal (epistaxe) e lacrimejamento dos olhos.
A sinusite pode ser dividida em aguda e crônica. A aguda é aquela que se manifesta em crises, causando forte dor facial, abundante secreção purulenta no nariz, tosse e febre. Já na sinusite crônica os sintomas são mais discretos, mas mais frequentes. Ela pode se manifestar como uma tosse persistente ou com uma secreção que drena do nariz para a garganta. Mas o que mais se associa à sinusite crônica é a dor de cabeça, em especial aquela entre os olhos.
Comentários