DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO
SAÚDE EM FOCO
Causas para o sangramento na gravidez e o que fazer
Não há menstruação durante a gravidez, uma vez que o ciclo menstrual é interrompido. A menstruação é um processo natural que ocorre devido à descamação do endométrio, tecido que reveste o interior do útero, havendo queda da produção de estrogênio e progesterona produzidos pelos ovários após o período fértil.
Quando ocorre a fecundação, isto é, a fertilização do óvulo pelo espermatozoide, essa descamação não acontece e a produção hormonal se mantém até a placenta estar formada ao final do primeiro trimestre da gravidez.
Contudo, é possível que ocorram sangramentos durante o período, causados por diversos motivos, dependendo do período da gestação. No geral, a perda de sangue não é um sintoma comum na gravidez e deve ser investigada por um médico, especialmente se causada a partir dos quatro meses.
“A gestante sempre deve notificar seu pré-natalista sobre qualquer sangramento, pois a exclusão de situações graves é um ato médico e pode exigir exames físicos, de imagem e laboratoriais”, explica a ginecologista e sexóloga Aline Ambrósio.
O sangramento na gravidez pode ser causada por inúmeros motivos e a gravidade da situação depende do período em que ocorre o sangramento. Na segunda metade da gestação, o sangramento pode sinalizar um problema mais grave com a mãe ou com bebê.
Comentários