Também chamada de doença trofoblástica gestacional, a gravidez molar é uma condição rara que ocorre devido a uma falha na fertilização do óvulo, que leva ao desenvolvimento placentário anormal — causando a falência do desenvolvimento do feto. Além do sangramento, outros sintomas podem incluir náuseas e vômitos e crescimento do útero em desproporção com o período gestacional.
Placenta prévia
A placenta prévia é quando a placenta está presa sobre a abertura do colo do útero, na parte inferior do útero, em vez de na parte superior. O problema causa um sangramento geralmente indolor, mas é uma emergência que requer atenção médica imediata.
Trabalho de parto prematuro
O sangramento vaginal no final da gravidez pode ser apenas um sinal de que o corpo está se preparando para o parto. Isso ocorre pois, alguns dias ou semanas antes do início do trabalho, o muco que cobre a abertura do útero vai passar para fora da vagina, e geralmente terá pequenas quantidades de sangue.
Contudo, se o sangramento e os sintomas do trabalho de parto começarem antes da 37ª semana de gravidez, pode ser um sinal de trabalho de parto prematuro, que também inclui sintomas como contrações, pressão abdominal e dor na parte inferior das costas.
Comentários