Cantor FavoritoDestaqueInformaçãoSintonia da Tarde
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!
Elis Regina
Elis Regina foi como um furacão no Brasil. Tanto na própria música popular quanto no coração dos brasileiros, a icônica cantora porto-alegrense foi uma das mais importantes artistas do país, além de uma das mais amadas.
Sua qualidade vocal, presença de palco e personalidade forte marcaram a trajetória de Elis que — por todos esses fatores — é considerada por muitos críticos uma das maiores cantoras do Brasil. Entre as décadas de 1960 e 1980, ela desenvolveu uma carreira que marcou a história da música no país.
A menina começou sua trajetória muito nova, com apenas 11 anos. Naquele ano, ela cantou pela primeira vez na Rádio Farroupilha, sediada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Estreando no programa Clube do Guri, logo foi contratada pela emissora, em 1959.
Mas foi apenas quando ela saiu da sua cidade natal que começou a fazer sucesso nacionalmente. Aos 16 anos, foi para o Rio de Janeiro gravar seu primeiro LP, “Viva a Brotolândia”, pela gravadora Continental. Ainda voltou para a cidade para gravar mais dois álbuns, em 1962.
Devido à meteórica carreira, Elis viveu muito intensamente. Gravou 36 discos, vendeu quatro milhões de cópias, fez colaborações com artistas importantes da época e ainda arriscou muito. Em seus LPs, sempre havia pelo menos um compositor pouco conhecido, ou que até mesmo nunca havia sido gravado. Além disso, trouxe muitos musicistas do sul para a cena nacional.
Morreu precocemente, com apenas 36 anos. Uma overdose devido a uma mistura de cocaína e álcool acabou por terminar com a vida de uma das mais importantes cantoras brasileiras. Na manhã do dia 19 de janeiro de 1982, Elis foi encontrada morta no chão de seu apartamento em São Paulo.
Comentários