A foliculite é a infecção ou inflamação que atinge o folículo piloso, estrutura onde nascem os pelos e cabelos do corpo. A condição, em casos superficiais, apresenta pequenas pústulas, semelhantes a espinhas, que deixam a região avermelhada, sensível e dolorida.
O quadro pode ocorrer em qualquer lugar da pele, sendo mais comum no rosto, nas axilas, na virilha, na nádega e no couro cabeludo.
As principais causas de foliculite são:
Infecção pela bactéria Staphylococcus aureus (estafilococo), Lesão ao se barbear, Atrito provocado por roupas muito apertadas, Transpiração excessiva, Condições inflamatórias da pele, como dermatite e acne, Lesões gerais da pele, como escoriações ou feridas cirúrgicas, Curativos de plástico ou fita adesiva aplicados sobre a pele.
Qualquer pessoa pode desenvolver, sendo os fatores de risco da foliculite:
Doenças preexistentes, como diabetes, leucemia crônica, infecção por HIV/AIDS e obesidade, Transplante de órgãos, Acne ou dermatite, Trauma da pele associado a lesões ou cirurgias, Uso de antibióticos ou corticoides, Exposição constante à água quente, Uso de roupas que podem reter o calor, Alterações hormonais.
Tratamento
O tratamento para foliculite varia de acordo com o tipo, a causa, o nível de gravidade e a região atingida pela condição. Em casos de foliculite superficial, alguns cuidados caseiros podem ser usados para tratar a foliculite, como:
Aplicar um pano úmido quente na área afetada várias vezes ao dia para aliviar o desconforto e ajudar na desinfecção
Aplicar creme antibiótico ou pomada para foliculite para alívio da coceira na pele
Higienizar a pele infectada com sabão antibacteriano e água morna. Enxugue utilizando uma toalha limpa ou, de preferência, uma toalha descartável
Evitar depilar a pele irritada
Ao fazer a barba, prefira o barbeador elétrico e aplique uma loção pós-barba calmante ao finalizar
Não raspar a barba no sentido contrário ao crescimento do pelo
Não compartilhar toalhas ou panos (e lave-os com bastante água quente e sabão após utilizá-los)
Lavar as roupas que cobrem as áreas afetadas depois de usá-las
Evitar roupas apertadas
Comentários