DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

6 benefícios de trocar a farinha branca por aveia

A farinha de trigo passa por diferentes etapas de processamento industrial que reduzem o seu valor nutricional. Além disso, o ingrediente possui glúten e, por isso, não pode ser consumido por celíacos e pacientes com sensibilidade.

Substituir a farinha de trigo por alternativas mais saudáveis, como a farinha de aveia, é uma forma que pessoas com restrições alimentares ou que buscam uma alimentação mais equilibrada podem adotar.

  1. Maior valor nutricional

A farinha de aveia possui mais nutrientes do que a farinha branca. É rica em proteínas, fibras, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B e possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

  1. Não contém glúten

A farinha de aveia não contém glúten em sua composição e pode ser consumida por celíacos e pacientes com sensibilidade ao glúten, informa Ana Paula Arantes Pires, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais. No entanto, é importante que o consumo seja feito sob orientação médica, já que a aveia pode conter traços de trigo, centeio ou cevada.

  1. Promove a saciedade

Por ser rica em fibras, a farinha de aveia aumenta o tempo de digestão e prolonga a sensação de saciedade. Esse fator é benéfico para quem está em processo de emagrecimento, pois evita que a fome surja entre as refeições.

  1. Ajuda no controle a glicemia

As fibras da farinha de aveia prolongam a absorção dos carboidratos, provocando um equilíbrio dos índices de glicemia no sangue. A ação antioxidante da aveia também estimula a ação da insulina no organismo.

  1. Regula o intestino

A farinha de aveia possui fibras insolúveis que estimulam os movimentos intestinais, ajudando na formação do bolo fecal e evitando a constipação. As fibras ainda atuam como prebióticos e auxiliam na absorção dos nutrientes.

  1. Reduz o colesterol ruim

As fibras solúveis da farinha de aveia, em especial a beta-glucana, reduzem a absorção de gorduras que elevam os níveis de colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim. Com isso, a aveia contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, como o AVC e a aterosclerose.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar