Cantor FavoritoDestaqueInformaçãoSintonia da Tarde

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!

Cat Stevens

Steven Demetre Giorgiou, mais conhecido como Cat Stevens, um astro brilhante do folk rock, nasceu em Londres, filho de um casal interessante culturalmente: pai grego e mãe sueca, ele começou a carreira musical ainda no colégio, em 1965.

Suas primeiras performances foram no Hammersmith College, com o nome artàstico de Stevie Adams. Numa de suas apresentações foi ouvido pelo produtor musical Mike Hurst, e convidado a ir ao estúdio para gravar a música, ‘I Love My Dog’. Essa demo resultou no primeiro contrato com a Decca Records, já com o nome Cat Stevens. Em 1966, a canção entrou para a parada inglesa, entre as 40 melhores da época.

Seu próximo single, ‘Matthew and Son’, foi lançado em janeiro de 1967, e ficou em segundo na Inglaterra, também fezendo algum sucesso nos EUA. A fama de Stevens como compositor também ficava conhecida, ‘Here Comes My Baby’, que foi gravada pelos The Tremeloes, chegou ao Top Five na Inglaterra e entre as dez melhores nos EUA.

Em junho de 1971, outro single, ‘Moon Shadow’, foi Top 40 nos dois países, seguido por ‘Peace Train’, que ficou entre as mais ouvidas nos Estados Unidos. A popularidade turbinou a divulgação do quinto álbum de sua carreira Teaser and the Firecat, logo se tornou recordista de vendas. Em 1977, após alguns acontecimentos em sua vida pessoal, Cat Stevens se tornou oficialmente muçulmano e mudou o nome para Yusuf Islam.

Com uma trajetória marcada pelos lançamentos que alcançaram sucesso em várias partes do mundo, em 2009, Yusuf gravou uma música de George Harrison chamada The Day the World Gets Round, em colaboração a Klaus Voormann. O dinheiro arrecadado com a música foi doado à s pessoas vàtimas da guerra na Faixa de Gaza. Mais recentemente, o cantor lançou mais três discos “King Of A Land” (2023), “Harold and Maude” (2022) e “Teaser And The Firecat” (2021).

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar