DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO
SAÚDE EM FOCO
Furúnculo na virilha: o que causa, como tratar, pomadas e mais
O furúnculo na virilha é uma infecção cutânea que acomete a raiz do pelo, mais precisamente o folículo piloso, a glândula sebácea e o subcutâneo. É caracterizado pelo desenvolvimento de um nódulo avermelhado, dolorido, com aumento da temperatura no local, que pode variar de tamanho e ter ou não a presença de pus.
Em grande parte dos casos, o furúnculo na virilha desaparece sozinho. No entanto, alguns casos podem evoluir e ser necessário a avaliação médica para a ministração do tratamento adequado. Entenda quais são as causas e formas de tratamento para o furúnculo na virilha.
O que causa furúnculo na virilha?
O furúnculo na virilha é causado pela infecção de bactérias, sendo a Staphylococcus aureus a mais comum. “A lesão surge principalmente em regiões com maior presença de pêlos, áreas de maior atrito e umidade. A virilha é um local típico pela presença desses fatores”, informa Camilee Tostes, dermatologista especialista em estética avançada, do Instituto Nutrindo Ideais.
Entre os fatores que podem contribuir para o aparecimento do furúnculo na virilha estão:
Má higiene, Obesidade, Uso de roupas apertadas, Umidade excessiva na região, Diabetes ou doenças que comprometem o sistema imunológico.
Como tratar o furúnculo na virilha?
Caso o furúnculo na virilha não desapareça espontaneamente, é necessário buscar ajuda médica para ser orientado sobre o tratamento. Segundo a especialista, na maior parte dos casos são prescritos medicamentos anti-inflamatórios orais ou em pomada para combater a inflamação. Em casos graves, pode ser necessário realizar a drenagem do conteúdo do nódulo.
Algumas das pomadas para furúnculo na virilha mais comuns são: Bactrim, Ciprofloxacino, Nebacetin, Oxacilina.
Como forma de tratamento caseiro para o furúnculo na virilha, Camilee indica a aplicação de compressas mornas, por 10 minutos, algumas vezes ao dia. A dermatologista ainda orienta higienizar a área com sabonetes antibacterianos.
“Nunca se indica espremer o furúnculo pelo risco de complicações graves como a celulite infecciosa e até a sepse, que é a infecção quando atinge a corrente sanguínea”, destaca Tostes.
Como prevenir o furúnculo na virilha?
A dermatologista indica alguns cuidados que podem ajudar a evitar o furúnculo na virilha, como: Evite roupas apertadas e com tecido sintético, Higienize sempre as mãos, Troque toalhas e roupas de cama com frequência, Ao se depilar ou barbear, utilize a lâmina no sentido do crescimento do pêlo, Dê preferência a depilação a laser.
Comentários