A dor de garganta é um sintoma que indica, na maioria dos casos, doenças infecciosas (virais ou bacterianas) ou inflamações leves. Estes quadros, normalmente, cessam com o uso de anti-inflamatórios ou antibióticos — caso o uso se faça necessário.
Infecções virais
A dor de garganta pode ser ocasionada por uma infecção causada por vírus. Entre as doenças virais mais comuns que levam ao sintoma estão:
Gripe ou resfriado, Laringite Faringite, Amigdalite viral, Mononucleose, Parotidite infecciosa, Herpangina, Faringite viral, Infecções bacterianas.
Uma infecção bacteriana também pode causar uma forte dor de garganta, e as principais são: Faringite bacteriana, Amigdalite bacteriana, Epiglotite, Uvulite, Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), como gonorreia ou clamídia.
Irritações e lesões
A dor de garganta também pode pode ser causada por substâncias irritantes ou lesões, como:
Baixa umidade, Tabagismo, Poluição do ar, Forçar a voz, Drenagem nasal posterior, Respirar pela boca, Refluxo gastroesofágico, Machucado físico (como um corte, causado ao engolir algo pontiagudo), Síndrome da fadiga crônica.
Buscando ajuda médica
Se a dor de garganta estiver persistente ou acompanhada de febre, busque atendimento médico para entender qual é a causa e seguir o tratamento correto. Dores de garganta causadas por infecções bacterianas geralmente precisam ser tratadas com antibióticos.
Durante a consulta, o médico pedirá para você abrir a boca para examinar a garganta, observando se há a presença de pus e de alguma inflamação ou irritação no local.
Comentários