DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

Estudos mostram que caminhada emagrece

Um estudo mostrou que os exercícios aeróbicos (como a caminhada) são muito efetivos para a perda de gordura. Na pesquisa, mulheres obesas que caminharam entre 50 e 70 minutos, três vezes por semana, por 12 semanas, reduziram tanto a gordura corporal quanto a circunferência abdominal. Segundo o estudo, tanto a gordura visceral quanto a subcutânea foram reduzidas.

Outro estudo mostrou que a média ideal para emagrecer com a caminhada é dar cerca de 10.000 passos por dia. Mesmo para quem não consegue atingir essa marca logo de uma vez, a pesquisa mostra que é importante traçar uma meta e tentar mantê-la. A quantidade de passos pode ser mensurada por relógios esportivos e aplicativos de celular.

Como começar a caminhar para emagrecer?

A caminhada é uma atividade física de baixo impacto e seus efeitos positivos abrangem desde a melhoria da saúde cardiovascular e respiratória até a redução do estresse. Pessoas sedentárias tendem a experimentar uma elevação mais acentuada na frequência cardíaca durante a caminhada, pois seus corpos estão menos adaptados ao esforço físico.

Para essas pessoas a caminhada inicialmente pode desencadear um aumento significativo na frequência cardíaca, à medida que o coração trabalha para fornecer oxigênio suficiente aos músculos em movimento. No entanto, com o tempo e a prática regular, esses indivíduos tendem a experimentar uma diminuição na frequência cardíaca em repouso e uma resposta mais controlada durante o exercício, à medida que seu condicionamento físico melhora.

Por outro lado, pessoas fisicamente ativas geralmente apresentam uma resposta menos pronunciada da frequência cardíaca durante a caminhada, devido à sua maior capacidade cardiovascular. Para essas pessoas a caminhada pode ser uma forma de manter a saúde cardiovascular e a aptidão física, mas terá menos influência sobre o emagrecimento.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar