DestaqueInformaçãoManhã do OuvinteSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

Causas comuns para coceira no couro cabeludo (3)

Estresse

O estresse também pode causar coceira no couro cabeludo e outras regiões do corpo, mas ainda não se sabe ao certo a razão. Acredita-se, segundo explicam as dermatologistas, que a sensação esteja relacionada aos mediadores inflamatórios do corpo, como a cortisona.

Mas é importante entender que o estresse pode acentuar uma coceira que a pessoa já sente, assim como outras manias que tenha, como roer unhas.

Nestes casos é importante fazer atividades que minimizem o estresse, como exercícios físicos e investir em momentos de lazer, assim como procurar ajuda de um psicólogo.

Doenças

Muitas vezes a coceira no couro cabeludo pode ser um sinal que há algo errado no organismo como um todo. “Hipotireoidismo pode causar ressecamento da pele no geral, o que provocaria coceiras, assim como as doenças hepáticas e renais, que por muitas vezes impedem a eliminação de substâncias que provocam o sintoma”, explica a dermatologista Aline.

Logo, quando a pessoa com estas doenças e apresenta muita coceira no couro cabeludo, pode ser um sinal de que o seu quadro está descontrolado e é preciso procurar o médico. Se estiver controlado, pode ser o caso de ajustar as doses dos medicamentos ou buscar por outras causas.

Suor em excesso, a hiperidrose, também pode ocasionar coceira no couro cabeludo, uma vez que aumenta a umidade no local. Nestes casos, converse com o dermatologista sobre as técnicas que podem ser usadas para tratar o problema e aumentar sua qualidade de vida.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar