Campanha de conscientização sobre a doação de sangue. Um gesto simples que salva até 4 vidas, em apenas uma doação. No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
O objetivo é divulgar os tipos de leucemia, como a linfoide e mieloide (aguda e crônica), cujas origens envolvem fatores genéticos e ambientais.
Por isso, o Ministério da Saúde criou, em 2015, a campanha Junho Vermelho para homenagear as pessoas que voluntariamente dedicam um tempo para doar sangue e incentivar a ação.
Critérios para doação de sangue
Estar em boas condições de saúde; Apresentar documento oficial de identidade com foto; Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal; Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas; O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos; Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Comentários