DestaqueInformaçãoManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Como se sentir mais feliz em casa: 5 dicas simples

Tenha mais plantas

Ter verde ao nosso redor causa um impacto para lá de positivo. Um estudo de 2015 mostra que quem passa 50 minutos sentado em um ambiente natural, e não urbano, sente-se mais feliz. Outros estudos mostram que ter a natureza ao redor reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Então, por que não adicionar mais plantas aos ambientes da casa? “As plantas dão vida e são ótimas para preencher espaços”, diz a decoradora Melissa Rodgers. Algumas opções de manutenção bem simples são as palmeiras Ravenea, a aspidistra e a ficus-lira.

Elimine o lixo visual

Dê uma olhada na sala, no quarto e decida: o que não está contribuindo para esses ambientes, criando um ruído desnecessário? O que não está te trazendo satisfação? Tirar esses objetos de cena é uma boa maneira de relaxar, porque a estimulação visual de revistas empilhadas na mesinha ou fios emaranhados causa distrações que podem ser bem irritantes.

Organize o que está solto

Depois de eliminar os itens desnecessários, encontre o melhor lugar para a mobília e os objetos que restaram no ambiente. Dê um lugar a cada coisa que está solta por aí: itens como cremes, chaves e controle remoto podem ir para uma cesta ou uma bandeja, por exemplo. Organizar os pertences dessa forma faz o ambiente parecer mais organizado.

Ajuste a iluminação

A luz afeta — e muito — o nosso humor e o clima da casa. Algumas mudanças simples podem melhorar a iluminação, como aumentar a luz natural se livrando de cortinas pesadas e escuras ou colocar espelhos nos pontos em que eles podem refletir no ambiente a luz que entra pela janela.

Quanto mais luz natural, maior é a nossa produtividade, aponta um estudo de 2014. Para a noite, uma luminária ajustável é a melhor pedida, pois nos ajuda a ter uma luz clara para trabalhar e uma suave para relaxar.

Mude as cores

Ter uma paleta extensa de cores em um ambiente pode causar um grande cansaço mental, então é melhor simplificar o visual com poucos tons. Mudar a cor de estofados e paredes também pode aumentar o bem-estar.

Tons de cinza, azul suave e verde, por exemplo, ajudam a criar um clima tranquilo e convidativo. Quem não quer pintar paredes pode, por exemplo, mudar a cor de almofadas, lençóis, mantas, cortinas e tapetes.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar