SAÚDE EM FOCO

Saúde em Foco

Desempenhar atos de bondade ajuda a ser feliz

Ter atos de bondade com o próximo é um dos principais fatores que levam a felicidade, de acordo com o trabalho científico. Segundo a psicóloga Larissa Fonseca, a bondade é capaz de ativar áreas do cérebro associadas à recompensa, criando um ciclo de positividade e bem-estar.

“A bondade libera ocitocina, hormônio do bem-estar que reduz o estresse. Praticar bondade nos torna mais felizes porque promove um senso de pertencimento, valor e um sentido de conexão. Além disso, ajudar os outros pode aumentar nossa autoestima e proporcionar um propósito maior em nossas vidas”, explica a especialista.

Ampliar conexões sociais

O estudo indica que ampliar conexões sociais, principalmente ao iniciar conversas com desconhecidos, pode promover a sensação de felicidade. A neuropsicóloga  Leninha Wagner informa que as interações sociais também acionam o sistema de recompensas do cérebro, além de hormônios como dopamina e ocitocina.

Conexões sociais fornecem suporte emocional, o que é crucial para lidar com o estresse e as adversidades. Ter uma rede de apoio de amigos e familiares aumenta o senso de pertencimento e reduz sentimentos de solidão e isolamento, que são fatores de risco para a depressão e ansiedade.

 

 

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar