DestaqueInformaçãoSAÚDE EM FOCO
SAÚDE EM FOCO
Beber todos os dias ou exagerar no fim de semana? Estudo mostra o pior para a saúde
Os benefícios de passar a semana sóbrio podem ser eliminados com uma farra etílica no fim de semana. Essa é a conclusão de um estudo britânico, que investigou os efeitos da ingestão de bebidas alcoólicas no sentido de como se bebe e não apenas o quanto.
Segundo os pesquisadores da University College London, a frequência com que se bebe álcool em uma semana pode ser menos importante para a saúde do que o quanto se bebe de uma só vez.
Beber exageradamente em um dia aumenta o risco de cirrose hepática em comparação com o hábito de dividir as bebidas ao longo da semana.
A intenção do estudo era verificar se havia evidências de maior risco de doença hepática baseando-se nos hábitos de vida, além da presença de fatores genéticos e diabetes.
Essa foi a primeira vez que se comparou o hábito de beber sem parar em curto espaço de tempo, comprovadamente prejudicial à saúde, com outras formas de consumir álcool.
Os especialistas chegaram à conclusão de que exagerar uma vez por semana é pior que dividir a mesma quantidade de bebida alcoólica pelo mesmo período. Ou seja, beber para ficar bêbado pode ter consequências graves para a saúde do fígado.
Comentários