''CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!''DestaqueInformação
“CONHEÇA UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!”
Cantor Daniel
José Daniel Camillo, é o verdadeiro nome do cantor Daniel, nascido em Brotas, interior de São Paulo, e o terceiro de quatro filhos. Daniel aprendeu com o pai a segunda voz das canções para treinar a sua como primeira. Foi também seu pai que lhe deu um violão e um livro de cifras aos 8 anos. Depois disso, passou a cantar nas praças e rádios com o pai, sob o pseudônimo de Teodoro.
Após ter uma de suas canções executada na rádio da cidade, Daniel decidiu participar de festivais na região durante o fim de semana. Foi aí que conheceu José Henrique dos Reis (João Paulo), sua futura dupla.
Depois de um tempo, João Paulo se uniu a Daniel, e juntos começaram a fazer shows em circos e festivais, sob o nome de José Nery e Daniel. Além de serem novatos, o início da carreira não foi só marcado pela inexperiência. Isso porque racismo com João Paulo era evidente, já que produtores cancelaram vários de seus shows após ver a dupla pessoalmente.
Em 1985, eles gravaram seu primeiro disco, Amor Sempre Amor, financiado pelo pai de Daniel. Dentre os sucessos, estavam as canções Brincar de Esconder e Ninguém Prende Ninguém. Foi com o disco João Paulo e Daniel que eles conquistaram o país, embalados pela canção Desejo de Amar, originalmente de Eliana de Lima. Os trabalhos seguintes renderam os hits Eu Me Amarrei e Que Dure Para Sempre, parte do sexto álbum e ganhador de disco de platina duplo.
Mas foi com o sétimo álbum que a dupla se consagrou. A canção Estou Apaixonado, versão de Estoy Enamorado, estourou não só nas rádios, mas também na TV como tema da novela Explode Coração. Assim, a faixa se tornou o maior sucesso da dupla e contribuiu para que o álbum vendesse 500 mil cópias antes mesmo do lançamento. Em seguida, Minha Estrela Perdida se tornou um grande sucesso, consolidando os dois cantores. Nesse sentido, a carreira da dupla se manteve no auge até 98, quando um acidente de carro tirou a vida de João Paulo. Em sua homenagem, o álbum póstumo Ao Vivo – Amigo é Coisa Pra se Guardar foi lançado, com registros da dupla em 95.
Apesar de abalado, Daniel resolveu seguir a carreira sozinho, com apoio de familiares, amigos e fãs. Assim, foi apenas no ano seguinte que seu primeiro trabalho solo chegou à mídia, lhe rendendo diversos hits e premiações. Nesse sentido, o álbum Daniel é indicado ao Grammy Latino como Melhor Álbum de Música Sertaneja, e apresentou sucessos como Adoro Amar Você. Posteriormente vieram vários outros lançamentos, todos com grande sucesso, uma marca sempre presente na carreira de Daniel.
Na realidade, é missão difícil resumir o legado musical presente na trajetória de Daniel, que mescla a profundidade do sertanejo raiz e também se aventura pelo novo.
Comentários