A importância de exames de urina
Exames de rotina, como de urina, sangue e fezes, são fundamentais em qualquer etapa da vida. Por meio deles, o médico pode avaliar nosso estado geral de saúde e, se for o caso, diagnosticar e tratar rapidamente algumas doenças, aumentando as chances de cura.
No entanto, a partir dos 60 anos, esses exames se tornam ainda mais importantes. Nessa fase, o risco de contrair algumas doenças aumenta e é importante estar atento para garantir que sua qualidade de vida e bem-estar sejam mantidos.
O exame de urina é muito útil e não apenas para quem tem problemas renais. É muito comum que médicos solicitem este exame para detectar diversas outras doenças nos rins, sendo um checkup fundamental para entender e acompanhar o funcionamento do seu organismo como um todo.
Afinal, para que serve o exame de urina?
Um dos exames de rotina mais comuns, o exame de urina tem como objetivo fornecer ao médico informações sobre o estado geral de diferentes sistemas do organismo.
Por meio dele, é possível diagnosticar a presença e acompanhar a evolução de problemas urinários e doenças renais, bem como de doenças que não estão diretamente relacionadas ao órgão, como hipertensão e diabetes, bastante comuns em pacientes idosos.
Isso acontece porque algumas substâncias que são encontradas em situações normais na urina, como glicose, ureia, sódio, potássio e cálcio, quando estão com valores aumentados, podem indicar a presença de patologias que precisam ser investigadas pelo médico.
Além disso, como doenças renais podem agir de maneira silenciosa em seus estágios iniciais, ou seja, sem provocar dores ou outros sintomas, é importante realizar os exames periodicamente para que qualquer problema possa ser detectado bem precocemente, evitando assim complicações graves.
Comentários