Cuidado com a perda de líquidos mais elevada no verão
O calor faz com que a perda de água, que geralmente acontece pela urina e pelo suor, seja intensificada no verão. Isso ocorre porque o nosso corpo utiliza a água para regular a temperatura corporal, mecanismo que é feito por meio da transpiração. Ou seja, transpiramos mais e, consequentemente, eliminamos um maior volume de líquidos.
Apesar de existirem algumas recomendações a respeito da quantidade de água que precisa ser consumida, cerca de 35ml por quilo de peso corporal, em momentos de calor intenso essa quantidade tende a aumentar.
De acordo com uma revisão sobre hidratação e saúde, quando a temperatura aumenta, a necessidade de reposição de água pode duplicar em relação à quantidade habitual, a depender, é claro, das características físicas e hábitos de vida de cada indivíduo. As crianças e os idosos merecem um cuidado ainda maior durante as altas temperaturas.
Os pequenos muitas vezes demoram a sinalizar aos seus cuidadores quando sentem sede, o que pode prejudicar uma hidratação eficiente, principalmente nos dias mais quentes. E os idosos acabam perdendo a capacidade de percepção de sede com o passar do tempo, fazendo com que identifiquem mais tardiamente essa necessidade e estejam mais propensos à desidratação.
Comentários