– FPS 30, 60, 100…
O fator de proteção solar indica a capacidade do produto de proteger a pele contra a vermelhidão. Estudos já demonstraram que, embora a diferença entre 30 e 100 pareça grande, o ganho de proteção é pequeno — até 3%.
Um fator 30 protege contra 96% da radiação. Um fator 60 protege contra 98% da radiação. Um fator 100 protege contra 99% da radiação.
“Muitas vezes o paciente acha que vai gastar mais com o fator 100 para estar duas vezes mais protegido, mas a diferença é pequena. O mais importante é fazer a aplicação correta”, alerta a dermatologista Marcelle Nogueira, PhD em envelhecimento pela Universidade de São Paulo (USP).
Marcelle ressalta que os fatores mais altos são indicados para as pessoas que precisam desses 2% ou 3% a mais de proteção, como pessoas com pele, cabelos e olhos claros; pessoas com familiares com histórico de câncer de pele; ou pessoas com facilidade de apresentar queimaduras de sol e têm a pele com manchas, pintas ou sardas.
Além disso, depois de duas horas, todos os fatores perdem a proteção. Por isso, a reaplicação do protetor solar é essencial para manter-se seguro contra o sol.
Comentários