Os alimentos que aumentam a imunidade são principalmente as frutas e os vegetais, como o morango, a laranja e o brócolis, mas também as sementes, os frutos secos e o peixe, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune.
Esses alimentos também ajudam a proteger as células do organismo contra alterações que podem levar a problemas como câncer, além de ajudar a combater infecções, sejam bacterianas, fúngicas ou virais, e reduzir processos inflamatórios que possam estar acontecendo no corpo.
Assim, alguns alimentos com excelentes propriedades que podem ser indicados para aumentar o funcionamento do sistema imune são:
- Spirulina
A spirulina é um tipo de alga utilizada como suplemento nutricional já que possui diversos compostos que exercem propriedades imunoestimulantes e antioxidantes, como inulina, clorofila e a ficocianina, que ajudam a melhorar o sistema imune porque estimulam a produção de células de defesa do organismo, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.
Esse suplemento pode ser encontrado em forma de pó, podendo ser acrescentado em sucos e vitaminas, por exemplo, ou consumido na forma de cápsulas. Veja como usar a spirulina e conheça outros benefícios.
- Linhaça
O consumo regular de linhaça, tanto na forma de semente ou óleo, promove o aumento das defesas do organismo, já que é um alimento rico em ômega 3, lignanas e fibras, que ativam e estimulam as células do sistema imune, exercendo função anti-inflamatória.
A linhaça pode ser utilizada na preparação de bolos, pães, vitaminas, sucos ou pode ser também acrescentado no iogurte ou nas saladas.
- Alho
O alho é um dos alimentos mais conhecidos e mais utilizados para aumentar as defesas do organismo. Isso porque possui um composto sulfurado chamado alicina, que possui atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos.
Além disso, também ajuda a eliminar as toxinas e bactérias patogênicas que afetam a microbiota normal do intestino, assim, como diminuem a resposta inflamatória do organismo, regulando e ativando a resposta do sistema imunológico.
- Cúrcuma
A cúrcuma é uma raiz que possui um composto chamado curcumina, que atua como antioxidante, protegendo as células do organismo do dano causado pelos radicais livres. Além disso, estimula a produção de células T pelo sistema imunológico, que são as células responsáveis pela imunidade celular e que atuam destruindo as células infectadas e ativando os macrófagos.
Essa raiz pode ser consumida em forma de pó para temperar os alimentos, no entanto também pode ser consumida em infusões ou em cápsulas. Conheça mais sobre a cúrcuma e seus benefícios.
- Amêndoas
Por ser rica em vitamina E (24 mg por cada 100 g), o consumo de amêndoas exerce propriedades imunomoduladoras, já que essa vitamina além de atuar como antioxidante, ajuda a regular e a estimular as células do sistema imune, como as células T, os macrófagos e as células dendríticas diminuindo a incidência de doenças infecciosas.
Por esse motivo, consumir 6 a 12 amêndoas por dia no lanche ou na salada, poderia ajudar a aumentar as defesas do organismo.
- Gengibre
O gengibre é uma raiz que contém gingerol e outros compostos que exercem propriedades antimicrobiana, antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a evitar infecções bacterianas, fúngicas e virais, assim como o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
Essa raiz pode ser utilizada em sua forma natural ou como pó para temperar os alimentos, além de também poder ser consumido na forma de chá ou em cápsula.
Comentários