DestaqueManhã do Ouvinte

SAÚDE EM FOCO

Gravidez tardia: conheça os riscos e cuidados no pré-natal

É considerada uma gravidez tardia aquela que ocorre após o período classificado como ideal pela medicina para uma mulher ter um bebê, normalmente após os 35 anos de idade.

Essa gestação é classificada como uma gravidez de risco, devido às maiores chances de complicações obstétricas e riscos fetais relacionados tanto ao envelhecimento ovariano quanto à presença de doenças crônicas pré-existentes na mulher, que tendem a aumentar com o decorrer da idade.

Existe uma idade ideal para engravidar?

A queda da fertilidade feminina com o avanço da idade é um fator biológico. Desse ponto de vista, estudos científicos apontam que o período entre 20 e 29 anos é considerado o ideal para engravidar, uma vez que mulheres acima ou abaixo dessa faixa etária estão mais suscetíveis a complicações obstétricas e problemas que podem prejudicar a saúde do bebê.

Todavia, enquanto esse período pode ser considerado tarde para algumas, ele também pode ser visto como muito precoce para outras. “Apesar da gravidez ser um processo fisiológico, ela também envolve outros campos da vida feminina, que também devem ser levados em consideração”, explica Carla Iaconelli, médica ginecologista, obstetra e especialista em Reprodução Humana.

Por consequência, a maternidade não se trata somente de uma questão de fertilidade, mas de fatores sociais e econômicos, que também têm um papel importante na vida de mulheres que escolhem adiar a gravidez em função de outros projetos de vida.

 

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar