Uma das principais razões para as mulheres adiarem o sonho da maternidade é a carreira profissional. Para se consolidar no mercado de trabalho, a mulher tem deixado cada vez mais os projetos pessoais de lado, tornando a gravidez tardia um fenômeno no mundo inteiro.
Além disso, muitas mulheres adiam a gravidez com o objetivo de conseguirem estabilidade financeira e um ambiente mais cômodo para ter um bebê.
A idade biológica é um fator que afeta diretamente a capacidade reprodutiva feminina e os riscos de complicações durante a gestação aumentam gradativamente conforme a mulher envelhece – principalmente devido a diminuição no número e na qualidade dos óvulos. A mulher, que já nasce com uma quantidade delimitada de gametas, descarta milhares deles ao longo da vida, principalmente durante o período menstrual.
Naturalmente, a condição dos óvulos também muda de acordo com a idade, já que eles envelhecem junto com o corpo – fato que aumenta o risco de alterações genéticas. Por consequência, um óvulo com alterações cromossômicas que é fertilizado tem uma possibilidade menor de sobreviver. Caso sobreviva, a incidência de doenças e outras condições que afetam o bebê aumenta.
Comentários