Não existem contraindicações para a realização de partos normais em mulheres com uma gravidez tardia, segundo Carla Iaconelli. No entanto, em alguns casos, a cesárea é o procedimento mais indicado e escolhido pelas gestantes, devido às dores e à duração de um parto normal.
“Devemos lembrar que se trata, na maioria das vezes, de gestações supervalorizadas. Então, todo cuidado é pouco”, afirma Gustavo Teles, médico especialista em reprodução assistida da clínica Huntington Medicina Reprodutiva.
Índice de sucesso de uma gravidez tardia
Em geral, é difícil saber com exatidão o índice de sucesso de uma gravidez tardia, tendo em vista que ela varia de acordo com o índice de fertilidade e a forma que a mulher engravidou. Porém, de acordo com o médico Gustavo Teles, é possível fazer uma pequena comparação.
Segundo o especialista, uma mulher de 25 anos tem cerca de 25% de chance de gravidez por ciclo. Já uma mulher de 40 anos possui aproximadamente 8%. Em casos de gravidez ocorrida graças a tratamento de fertilização in vitro, por exemplo, as taxas podem variar de 30% a 50%, dependendo do caso.
Comentários